domingo, 5 de abril de 2015

pavê cheesecake de doce de leite


Ingredientes:

- 1 pacote de biscoito maisena (170 gramas)
- 100 gramas de manteiga sem sal (1/2 tablete)
- 300 gramas de cream cheese (2 potinhos)
- 200 gramas de creme de leite (1 caixinha)
- 395 gramas de leite condensado (1 lata)
- 1 colher de chá de gelatina sem sabor
- 1/4 de xícara de água filtrada
- 1/2 xícara de açúcar refinado
- 1/4 de xícara de leite integral
- Nozes e/ou nozes pecã

1. Lave bem a lata de leite condensado e retire o rótulo de papel. Cozinhe na panela de pressão por 50 minutos em fogo médio.
2. Pré-aqueça o forno a 200°C.
3. Enquanto isso, triture o biscoito e misture com a manteiga. Forre duas formas redondas de mesmo diâmetro: uma de vidro, onde ficará o pavê; e outra de fundo removível. Sugiro usar formas de tamanho pequeno. Asse por 10 minutos. Geralmente, a forma de vidro demora mais a tostar. Ela pode ficar mais uns minutinhos. Reserve.
4. Retire a lata de leite condensado do cozimento e coloque-a numa tigela com água gelada e gelo. Espere o biscoito e a lata com doce de leite esfriarem para trabalhar o pavê.
5. Com tudo frio, faça o creme. Primeiro aqueça a água. Na água morna, dissolva a gelatina. Misture o cream cheese, o creme de leite e o açúcar. Sugiro utilizar um processador. Reserve.
6. Abra a lata com cuidado. Coloque todo o doce de leite em uma tigela. Com um garfo, mecha o doce de leite até ele ficar liso e homogêneo. Adicione o leite e mexa mais.
7. Para montar, use a forma de vidro como base. Por cima da massa de biscoito, coloque metade do creme. Leve ao congelador por 30 minutos.
8. Sobre o creme, espalhe metade do doce de leite. Em seguida, retire a parte removível da outra forma e, com cuidado, vire a massa por cima do doce de leite. Vai quebrar um pouco. Sem problemas! Só espalha direitinho para ficar bem distribuído. Coloque a outra metade do creme. Volte com a forma para o congelador. E aguarde mais 30 minutos.
9. Espalhe o restante do doce de leite.
10. Deixe na geladeira até servir. Sugiro um mínimo de 4 horas gelando. Eu fiz de véspera.
11. Quando foi servir, salpique nozes bem picadas para finalizar.


Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 25 minutos
Tempo de cozimento: 50 minutos
Tempo de resfriamento: 5 horas



























Nenhum comentário:

Postar um comentário